Vitória, punição, apreensão, consagração!!

06/05/2015 00:38

    Corrida difícil domingo dia 12 de abril no Autódromo de Tarumã, na grande Porto Alegre.

    Com recorde de inscritos nos últimos anos, 53 carros, a prova teve muitas variações e emoções. Logo na largada um acidente envolvendo três carros trouxe o primeiro de muitos safety cars que foram necessários na prova, felizmente ninguém sofreu ferimentos em nenhum dos vários acidentes no final de semana em Tarumã, e houve muitos, inclusive dois capotamentos.

    Com esse primeiro acidente na prova, o safety car entrou na frente do pelotão e assim permaneceu por algumas voltas, em seguida começou a chover forte, o que causou a paralisação da prova com bandeira vermelha, devido as perigosas condições que se formavam com os carros todos usando pneus slick. Após o grid todo entrar para os pits, e trocar os pneus para os de chuva, a direção de prova foi realinhando todo o pelotão e recompondo a ordem de largada para relargada em fila indiana, desta vez com os pneus de chuva.

    Relargaram e o Nilson fez um excelente trabalho, após cair para quinto nas primeiras voltas foi ultrapassando um a um os adversários e tomou a liderança da corrida, onde permaneceu até a primeira parada em janela obrigatória de reabastecimento troca de pneus/pilotos. A Endurance em 2015 esta usando de novo regulamento onde as paradas de boxe são no mínimo duas em uma corrida, com os horários das "janelas"de pit stop definidos pela direção de prova e informado aos pilotos e equipes no briefing normalmente feito sábado ao final dos treinos classificatórios. Estas paradas obrigatórias devem ter duração mínima de 3 minutos e 30 segundos, onde é feito reabastecimento, troca de pilotos e troca de pneus (caso necessário), este tempo regulamentar foi introduzido visando  maior segurança dos participantes e oficiais, com este tempo de sobra as equipes trabalham tranquilas no reabastecimento, reparos e manutenção dos carros, e os pilotos podem se acomodar e ajustar devidamente o cinto de segurança e demais equipamentos, como o tempo é igual para todos a disputa fica para acontecer na pista.

    Na nossa primeira parada para reabastecimento, trocamos também os pneus para o modelo slick de pista seca, que era a condição de pista naquele momento da prova, quando estava para sair dos boxes, e consequentemente fechar a "janela"do nosso pit stop de 3m30s, o José foi orientado a frear o carro e parar próximo a mesma, pois a equipe calculou mal o tempo de parada e o carro não poderia adentrar a pista ainda, necessitava aguardar mais alguns segundos. Foi neste momento que começou um problema que a Equipe nunca imaginou que fosse existir, isso será explicado mais adianta neste texto.

    Ao voltar a pista estávamos em segundo no geral atrás somente do MRX 75 da categoria GP1, e primeiro da categoria P2 do qual somos inscritos. Fomos seguindo a prova, com muita cautela, com uma quantidade de carros de diferentes velocidades e condições disputando a mesma pista, qualquer piscar de olhos pode ser suficiente para um acidente, nosso carro se mostrava equilibrado e confiável.

     Após mais 40min houve um acidente, que causou outro safety car, e neste momento a prova estava dentro da janela obrigatória de parada, e foi aí que a Equipe deu o "bote" nos adversários, com uma boa estratégia neste momento da prova saímos da parada  em 1º no geral da corrida, e com uma grande vantagem sobre o segundo colocado.

    Relargamos e fomos administrando a prova até a 20 minutos do fim, onde a prova foi colocada em situação e safety car pela última vez, o que nos causou a perda de toda a vantagem de cerca de 35 segundos que tínhamos acumulado sobre o segundo colocado, com a parada e o nosso bom ritmo de prova.

    Ao final este último safety car foi longo, e na relargada tivemos somente duas voltas com bandeira verde, o que foi suficiente para administrarmos a diferença para os concorrentes e terminar a prova com uma boa vantagem sobre o mrx 28 e o mrx75, segundo e terceiro colocados no geral respectivamente.

    A surpresa após 15 minutos de encerrada a corrida, no resultado disponibilizado pela cronometragem, tínhamos caído de primeiro para a terceira posição no resultado geral, ao subir na torre o José foi informado que o carro 65 foi punido pois não teria cumprido o tempo mínimo de parada na primeira janela obrigatória.

Assim a Equipe se mobilizou e buscou as imagens das câmeras onboard, e as imagens mostravam claramente que o carro nunca adentrou ou atravessou a linha da saída de box, onde é fechado o tempo de parada pela cronometragem, antes do tempo regulamentar de 3min e 30 segundos, tendo na verdade parado próximo a mesma para esperar mais alguns segundos para que o tempo mínimo fosse atingido.

Após conversar e mostrar as imagens para os técnicos da cronometragem e para os comissários esportivos, a Equipe fez um recurso formal junto aos comissários esportivos para a revisão da punição, recurso por escrito e foi anexado o cartão de memória contendo a filmagem onboard completa das 2 horas de prova. Após longos 3 dias de espera por parte da Equipe, a Federação Gaúcha de Automobilismo divulgou o resultado da análise e aceitou o recurso da Equipe, retirando a punição imposta a nós, e corrigindo o resultado oficial da prova.

    No final, deu tudo certo, infelizmente não pode ser feito a entrega do troféu da premiação geral devido ao recurso, a entrega deverá acontecer na próxima etapa, e o José não pode comparecer ao pódium junto com seu pai no dia da prova pois estava conversando com comissários esportivos e técnicos da cronometragem.

    Agora vamos para Santa Cruz do Sul dia 17 de maio para a 2º etapa do campeonato gaúcho 2015, em uma pista excelente, porém que não corremos desde 2006, quando ainda participamos com o antigo fusca de categoria IV, será um ótimo desafio para toda Equipe e estamos trabalhando para que tenhamos um bom resultado e quem sabe, por que não outra vitória !