Fatalidade entristece o autódromo...

21/12/2013 23:27

    Por volta das 14h da tarde de sexta feira , 13 de dezembro 2013, o 2º treino livre para a prova 500 milhas de Londrina foi interrompido com bandeira vermelha. Naquele instante nada preocupante, pois é usual essa ocorrência em treinos livres devido a falhas mecânicas ou pequenos acidentes sem maiores proporções. Sempre que é necessário a entrada do resgate para rebocar ou trazer algum piloto de volta aos boxes, é acionada a bandeira vermelha interronpendo a sessão e a entrada dos carros na pista.

    Minutos depois começou a circular uma notícia que muitos de nós não gostaríamos de saber. O protótipo MRX novo em folha do colega e piloto Robson Kölling bateu forte, e a situação é grave. O piloto de Santa Catarina radicado no Paraná, saiu reto com seu protótipo MRX, que dividiria com Marco Garcia na prova de Endurance, no fim da reta dos boxes. É um trecho de alta velocidade, onde os carros mais velozes superam a marca de 230 km/h. Kölling passou pelo trecho que divide a variante de 3,055 km onde aconteceria a corrida neste fim de semana com a parte que forma o traçado de 3,145 km – e bateu de frente na proteção de pneus encostada ao muro de delimitação do autódromo.

    Informações foram chegando aos poucos, confirmando a fatalidade, o piloto estava preso nas ferragens e sem vida... o clima de tristeza e inconformação tomou conta do autódromo. As causas estão sendo analisadas pelos comissários esportivos, diretor de prova, preparador, e pela polícia científica que inclusive reteve o protótipo para periciar. As hipóteses são muitas, problema de freios? acelerador travado? piloto sentiu mal? quebra de suspensão? Infelizmente será difícil ter certeza do que causou a fatalidade, nós da Equipe NC Racing esperamos ser a primeira e última vez que presenciamos uma fatalidade em um autódromo...

    Segundo os paramédicos, no impacto houve afundamento do crânio e o socorro nada pôde fazer. Robson Kölling tinha 35 anos e a alguns anos participava das provas de Endurance com seu spyder nº71, ano passado disputou todo o campeonato topseries, e também competia no Paranaense de Turismo 5000.

    Antes do acidente, Robson tinha feito uma volta em 1’16″331, tempo que deixou o novo protótipo #71 na quarta posição entre os 33 carros inscritos para a prova. As atividades de pista não foram retomadas pelo resto do dia. Estavam previstos os treinos classificatórios para a tarde e noite do mesmo dia, todos cancelados, ficando somente definido na reunião de pilotos e direção de prova as 19hrs que seria realizado um treino livre noturno para ajuste de faróis e conhecimento das condições de pista, visando somente a segurança de todos pilotos para a prova de 6hrs com previsão para encerrar as 22hrs do próximo dia.

    

Vá com deus querido amigo, e que acelere muito nas pistas aí de cima!!!