3º etapa - 3 horas de SCS. Enfim... A Vitória !!!

23/06/2019 21:24

No último dia 15 de junho, foi realizada em Santa Cruz do Sul a 3º etapa do brasileiro Imperio Endurance 2019.

Após o problema nos tuchos do motor em Goiânia, a motorcar do nosso preparador Rafael Cardoso, e a direta imports do nosso parceiro Rodrigo Cohen, fizeram o possível, e quase o impossível, para termos o motor pronto para a prova que aconteceria meros 20 dias depois em Santa Cruz do Sul, e ficou pronto na madrugada da quinta feira dia 13! Esse motor é evolução do primeiro, com cilindrada maior agora 6.9 litros (antes era 6.2 litros).

O juninho e a equipe toda trabalharam duro para instalar e deixar o carro pronto pros treinos de sexta feira, e o final de semana não começou bem... Já no primeiro treino detectamos uma dificuldade nas trocas de marchas, o que foi confirmado quando foi retirada a tampa traseira para inspeção, e nos deparamos com uma engrenagem da ré quebrada, e todo o cambio machucado por conta dos detritos que ficaram ali dentro.

Feito a limpeza interna do cambio, o carro foi remontado e finalmente foi para o treino, onde se comportou bem deixando todos satisfeitos com o equilíbrio e performance, fechando o último treino livre (único que participamos) com o melhor tempo, com 1:13,1 segundos.

No treino classificatório, fizemos a primeira volta rápida em 1:12,340, o que nos deixou muito satisfeitos por ser o melhor tempo que já se viu na categoria no autódromo de Santa Cruz do Sul, fui para os boxes, após ser atrapalhado na segunda volta rápida, já de forma definitiva por que estava confiante que esse tempo dificilmente seria superado. Porém o #88 do Vicente Orige fechou uma volta em 1:12,320 na parte final do treino, conseguindo a pole-position e nos deixando para p2 na largada, de toda forma fiquei satisfeito com o carro e por estar largando na primeira fila em P2.

No sábado, no warn up o Nilson fez 1 min18,3 segundos, colocando o sexto melhor tempo do warn up, um tempo muito bom e o melhor conseguido por ele nesse circuito, o que nos deixou confiantes para a corrida que se iniciaria logo mais as 11 horas.

Decidimos mudar a estratégia pouco antes do início da prova, eu faria a largada, passaria o carro na primeira parada e janela obrigatória ao Nilson, e depois retornaria para a pilotagem no turno final para fechar a corrida, dessa forma tentando nos manter na disputa principalmente com o #88 e o #113 que tem ambos pilotos muito rápidos nos dois turnos de pilotagem desses carros.

Na largada já percebi o carro muito equilibrado, e com o novo motor andando 100% não tive dificuldades de ultrapassar o #88 ainda na reta de largada, e desse momento em diante ja fui administrando a vantagem sobre ele. Infelizmente duas entradas prematuras do safety car na prova, estragaram a vantagem que já tinha sobre o p2, no momento o carro #88, que ficou em 15 segundos nos primeiros 15 minutos de corrida.

Com a primeira parada em janela obrigatória o Nilson assumiu o comando e vinha em bom ritmo, porem após duas voltas pegou muito tráfego de retardatários e perdeu posições, caindo para P4 na classificação naquele momento com 1:15 do início da corrida. Voltei para o carro na segunda parada para cumprir os dois últimos "stints", recuperando a difirença para os líderes da prova.

Na nossa última parada nossa, colocamos um jogo de pneus novos e partimos pra cima, ultrapassando os adversários, primeiro o #20 protótipo ginetta g57, depois o AJR #113, e por último faltando apenas 7 minutos para o AJR $88, nosso carro estava excelente e conseguimos manter a frente até o final da prova de 3 horas, com uma pequena vantagem de 3 segundos na bandeirada final para o segundo colocado o AJR #88.

Foi um final eletrizante para a categoria, e principalmente para a equipe que desde outubro de 2015 não saboreava uma vitória, todos ficaram emocionados ao término da corrida. Sempre trabalhamos com muita dedicação e foram incontáveis noites de pouco sono e muito trabalho para colocar o nosso protótipo em condições de vitória, e nesse mes de junho onde o pojeto AJR completa 1 ano com a equipe, não poderia ser em melhor hora essa vitória, ainda mais  com todos principais concorrentes na pista tendo sido superados por nós.

As fotos e a transmissão da prova serão para sempre apreciados por nós, momentos de muita felicidade e um alívio pela tão almejada conquista, que enfim chegou, e não poderia ter sido em melhor hora!!!

A próxima corrida será no circuito do velopark, uma pista que não visitamos desde 2011, ano de estreia da equipe nos carros protótipos com o antigo MRX.

Vamos prontos para teminar a prova, e se deus permitir estaremos prontos para disputar novamente um final eletrizante dessa corrida, sempre buscando a vitória. Até lá!