3Hrs de Guaporé - 2º etapa

11/05/2016 20:57

No domingo dia 01 de maio, infelizmente aniversário de 22 anos da morte de Ayrton Senna, foi realizada em Guaporé a 2º etapa do campeonato Gaúcho de Endurance 2016.

Desta vez a prova teve validade apenas pelo campeonato Gaúcho de Endurance, e não também pelo Brasileiro como foi na prova de Tarumã, o brasileiro volta com sua 2º etapa junto com a 3º etapa do Gaúcho em Santa Cruz do Sul dia 19 de Junho.

No treino classificatório desta vez conseguimos a pole-position, com a melhor volta em 1min 05,1 segundos, apenas 0,1 seg mais rápidos que o #78 da MC tubarão, e este sendo o melhor tempo de nossa equipe em guaporé, estavamos confiantes para um boa prova no domingo.

Na largada tudo correu bem, e apesar de ter perdido a posição para o #117 e para o #78 nas voltas iniciais, estávamos em terceiro e com bom ritmo acompanhando os dois primeiros. Quando o Nilson entregou o carro para mim (José Roberto), estávamos cerca de 20 segundos atrás do líder, e após a volta do pit stop, fui ultrapassando os oponentes e logo estávamos na primeira colocação, mantendo um ritmo constante e abrindo do #78 e #117, segundo e terceiro colocados neste momento.

Quando estavamos quase no momento de parar para a segunda janela obrigatória de reabastecimento, nosso carro entrou em modo de emergencia, e logo vi pelo painel do carro que a pressão de óleo estava quase zero. Após conseguir chegar ao box no "embalo", o Juninho constatou que o problema foi o radiador de óleo que trincou, e estava vazando muito óleo, então ele com muita eficiência fez modificação nas ligações das mangueiras de óleo, e conseguiu isolar o radiador para que pudéssemos proseguir na prova. Com todos esses acontecimentos, fizemos a parada obrigatória, reparamos o problema, reabastecemos e trocamos pneus, mas na soma de tempo total perdemos 50 segundos de tempo, o que nos fez cair para 4º na classificação.

Retornando a pista demos umas 10 voltas esperando a pressão de óleo estabilizar, e constatar-mos que o motor não iria quebrar, e então como faltava 30 minutos para o fim da prova, e não houve safety car até aquele momento, resolvemos apertar o ritmo e tentar uma recuperação, conseguimos ultrapassar alguns oponentes e ficamos em segundo, e apesar de estar tirando em torno de 1 segundo por volta do #78 que estava em primeiro, não houve tempo hábil para encostar de vez e tentar uma ultrapassagem, ao final chegamos a apenas 3 segundos atrás, o que foi frustrante porem também gratificante por não ter abandonado a corrida.

A próxima etapa será dia 18 de Junho em Santa Cruz do Sul, uma pista muito técnica e que exige um carro bem acertado, como sempre estaremos trabalhando para conseguir a vitória, e se deus quiser vai vir na etapa de Santa Cruz, até lá !!!