1º etapa de 2019 - 4 hrs de Curitiba

31/03/2019 20:52

No último sábado dia 30 de março foi realizada a 1º etapa do Brasileiro de Endurance Império 2019, no autódromo de Pinhais na grande Curitiba.

O AJR #65 da NC Racing se comportou muito bem desde o primeiro treino, estando sempre entre os mais rápidos das sessões de treinos livres, e consagrando mais uma pole-position para a Equipe, novo recorde para o circuito com 1min 11,618 seg.

Na corrida estávamos bem, mantendo a terceira posição na prova, e o Nilson chegou a ser o ponteiro da prova pouco antes da nossa parada de box, quando o líder entrou nos boxes para a primeira parada obrigatória.

Tivemos alguns incidentes e toques na corrida, primeiramente com o AJR #11 um toque na curva da vitória disputando posição, e depois com um carro da categoria P3 quando estava colocando volta no mesmo. Este último toque nos levou a uma verificação mais demorada durante a segunda parada obrigatória para reabastecimento, onde tivemos que trocar a roda dianteira direita devido ao toque. Com o carro um pouco desalinhado, contra o rítmo forte dos concorrentes que lideravam a prova, mais a perda de tempo na parada, acabamos ficando com 1 volta de desvantagem quando a prova completou 2 horas, ou seja metade do tempo previsto.

Eu assumi o carro na metade da corrida, estavamos em p5 no geral e p3 na categoria, e consegui uma boa recuperação graças a um safety car que nos permitiu encostar nos líderes, e posteriormente com bandeira verde, ultrapassar todos os carros a nossa frente, ficando em p5 geral porem na mesma volta dos líderes.

Mas "carreras son carreras", primeiro um suporte da asa traseira rompido, resultou em uma asa torta que tirou um pouco do equilíbrio do carro, e posteriormente um problema mais sério, o carro começou a apresentar corte de combustível na curva do Pinheirinho, quando faltavam exatos 20 minutos para o término da corrida. Isso deixou todos muito apreensivos na Equipe, não poderíamos abandonar essa prova onde tínhamos velocidade e confiança de poder disputar a vitória pela qual tanto trabalhamos desde a última prova de 2018 quando tivemos que abandonar liderando a corrida e faltando 15 minutos para o fim...

Porém o corte de alimentação foi aumentando a cada volta no Pinheirinho, até que tomamos a decisão de realizar uma entrada nos boxes e um "splash and-go" para tentar sanar a falha, e assim não correr o risco de ficar sem combustível na pista, mesmo pelos cálculos do Paulo tendo muito combustível no tanque, poderia ter havido um vazamento e ter perdido combustível, o que causaria a falha. Para a surpresa de todos a falha continuou mesmo após o reabastecimento, e nesse momento foi apenas levar o carro na ponta dos dedos até o final, caprichando na curva do Pinheirinho, por que o motor cortava por 3 a 5 segundos quando se contornava a mesma.

Enfim terminamos a prova em p5 geral e p3 na categoria, um prêmio de consolação para a Equipe que tanto se dedica nas revisões e ajustes do AJR #65.

Agora de volta a sede da Equipe, investigaremos o que causou a falha de alimentação, e trabalharemos duro para que a primeira vitória da Equipe aconteça na etapa de Goiania, autódromo inédito para a categoria e também para a Equipe. Eu corri lá em 2001 na Fórmula Júnior e obtive minha primeira vitória em circuitos nacionais, hoje são maravilhosas memórias que servem de incentivo para perseguir a tão desejada vitória do AJR #65, contamos com a torcida de todos, até lá!!!